O que é bot? Como esses robôs funcionam? Descubra aqui

28/06/2021

Bot é um termo cada vez mais comum, principalmente quando o assunto é internet.

Talvez, no seu trabalho, você converse com várias pessoas, através de plataformas de videoconferência. Então, sabe aquele colega que nunca liga a câmera? Pois é, ele pode ser um bot! Brincadeira…

Quando falamos em bots, algumas pessoas podem pensar que esses robôs irão substituir os humanos. Mas, na verdade, eles podem nos ajudar, tornar nossa vida mais simples.

É claro que não podemos ignorar o fato de que os bots são capazes de realizar tarefas repetitivas em um curto espaço de tempo, sem pausas, o que é impensável para nós, seres humanos.

Porém, existe vida (e trabalho) para a humanidade, juntamente com bots, chatbots, voicebots e outros tipos de robôs. Os profissionais e as empresas precisam aprender a conviver com essas tecnologias e tirar o máximo proveito disso.

Mas, afinal, o que é bot? Continue lendo e descubra!

 

O que é bot?

Bot é uma abreviação do Inglês robot, que significa robô, em português.

Os bots podem ser entendidos como programas, softwares ou aplicações de computador, que são desenvolvidos para executar tarefas específicas e repetitivas na internet, de forma automatizada.

Os bots atuam por conta própria, de forma independente. Ou seja, após serem configurados, não dependem do acompanhamento de seres humanos.

Esses bots são baseados em tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Linguística Computacional para simular o comportamento humano, porém, com uma execução de tarefas muito mais rápida.

Atualmente, grande parte do tráfego da internet é formado por bots que leem conteúdos, interagem com sites, conversam com usuários ou procuram alvos de ataques. Sim, isso mesmo.

Assim como existem os bots do bem, tais como são os robôs de busca ou os de atendimento, também existem os bots do mal.

Esses bots maliciosos podem invadir contas de usuários, enviar e-mails com spam, entre outras ameaças. Porém, neste artigo, vamos falar sobre os bots do bem! Continue sua leitura.

 

Quais os tipos de bots?

Os bots estão por toda parte (mesmo!). Confira abaixo alguns exemplos:

Bots Físicos

Esse tipo de bot executa tarefa mecânica ou industrial, sendo tipicamente usado em linhas de montagem em processos pesados, como por exemplo nas fábricas de automóveis.

Na indústria e em diversas outras áreas, esses robôs aumentam a produtividade, reduzem os custos e minimizam as falhas.

Bots buscadores

Os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, utilizam bots para navegar entre os links encontrados nas páginas da internet.

Esses bots encontram os melhores endereços online e definem a relevância dos conteúdos que serão exibidos nos resultados de busca.

Bots sociais

Esse tipo de bot atua nas redes sociais, como no Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, com ações pré-definidas por seus criadores, que incluem mensagens aos usuários, comentários em postagens etc.

Chatbots

O chatbot é um bot de atendimento capaz de realizar interações e conversas humanas, de forma automatizada, podendo ser integrado a plataformas de chat, CRM e sistemas legados.

Otimizar o atendimento ao cliente com chatbots não é uma tendência passageira. Alexa, Siri e Cortana são exemplos de Inteligências Artificiais que facilitam a vida de seus usuários.

Os chatbots solucionam atendimentos mais simples e enviam para os atendentes somente os casos que precisam de um olhar humano. Isso reduz custos, agiliza o atendimento e concentra as equipes de atendimento das empresas nos casos de alto valor agregado e, principalmente, dos clientes.

 

Por que usar um bot?

Como citamos no início deste artigo, os bots vieram não para substituir os humanos, mas para ajudar e trabalhar junto com eles.

Aqui, vamos destacar os bots de atendimento, que podem ser integrados ao site do seu negócio, aplicativo, Facebook, WhatsApp, Telegram, Slack, Microsoft Teams e também a URA da sua empresa.

Esses bots de atendimento, ou chatbots, fazem o primeiro atendimento ao cliente e, caso seja necessário, repassam o contato para os atendentes humanos, quando o diálogo necessita de tomada de decisão ou discernimento.

Um humano até consegue atender milhares de clientes por mês, mas quando os casos são muito repetitivos, então, essa prática se torna cansativa, monótona e inviável. Sem falar que, até um atendente responder uma solicitação, outros clientes estão esperando esse retorno, o que pode gerar insatisfação.

Por outro lado, um chatbot pode realizar centenas e até milhares de atendimentos simultaneamente, com eficiência e exatidão.

Com um chatbot, as empresas conseguem agilizar seus atendimentos, e assim liberar os atendentes humanos para atividades mais estratégicas que gerem valor ao negócio.

É isso! Agora, você sabe o que é, os tipos e porque utilizar bots de atendimento no seu negócio. Prepare a sua empresa e invista nesses robôs de atendimento automatizar seus processos de atendimento ao cliente.

Foi um prazer ter sua companhia. Até a próxima!

 

Leia também: Conheça a BlueLab e suas soluções de chatbot e voicebot

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