Bots de Atendimento: Por que adicionar um voicebot ao seu negócio?

15/10/2021

Bom, motivos não faltam. Mas, antes deles, vamos apresentar alguns números reveladores sobre a preferência dos clientes e das empresas pelos bots de atendimento, em especial pelos voicebots.

 

Os clientes gostam dos voicebots

 

Tendência durante a pandemia, o uso de bots para atendimento ao cliente cresceu em até 300% no período de isolamento social. Segundo pesquisa da Infobip, que ouviu 1.235 consumidores, um a cada quatro já utilizaram bots para atendimento em bancos, lojas ou e-commerces. Destes, 69% afirmaram que a experiência foi excelente ou muito boa.

 

As empresas preferem os voicebots

 

De acordo com artigo do Gartner, em 2021, 15% de todas as interações de serviço com o cliente serão completadas usando Inteligência Artificial – com adoção significativa de voicebots.

 

As empresas economizam com os voicebots

 

Segundo estudo da Chatbots Magazine, as empresas conseguem reduzir seus custos de atendimento ao cliente em até 30% com o uso de bots conversacionais, como os voicebots.

 

O que é voicebot?

 

Por vezes, o voicebot é confundido com softwares antigos com menus sequenciais intermináveis, que exigem que o cliente digite a opção desejada.

Na verdade, os voicebots são robôs conversacionais que, a partir de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Linguística Computacional, são capazes de realizar interações complexas com os clientes usando a voz como meio de comunicação.

Através da IA, os voicebots conseguem ouvir e falar com os clientes, realizando interações de alto nível com fluidez, evitando, ao máximo, a necessidade de participação de consultores da empresa.

 

Qual a sua importância?

 

A principal finalidade do desenvolvimento de um voicebot é automatizar tarefas manuais, repetitivas e previsíveis.

Assim, os atendentes humanos são liberados para atividades que exigem tomada de decisão e discernimento, habilidades exclusivamente humanas.

Os voicebots, assim como os chatbots, têm a missão de solucionar problemas simples, podendo ser empregados durante toda a jornada do cliente.

 

Onde um voicebot pode ser usado?

 

Esses robôs de atendimento por voz podem ser utilizados em ações de pré e pós-venda, na localização de clientes, divulgação de ofertas, promoções, avisos e comunicados, na realização de cobranças e acordos e claro, o seu principal uso é para tirar dúvidas e resolver problemas de clientes.

 

Por que adicionar um voicebot ao seu atendimento?

 

Confira as principais razões para adicionar um voicebot aos processos de atendimento ao cliente do seu negócio.

 

Porque você quer uma interação mais humanizada

 

Segundo o Dr. Marc Pell, a voz consegue transmitir uma emoção (pex: felicidade, tristeza ou raiva) em um décimo de segundo, sendo muito mais eficiente como fonte de informação emocional do que palavras escritas. Assim, quando devidamente orientado, a voz de um locutor profissional consegue transmitir aquela emoção na mensagem, tornando a interação mais humanizada com o usuário.

 

Porque você precisa reduzir custos

 

Com os voicebots, você não precisa de um grande time de atendimento. Enquanto um ser humano faz um atendimento por vez, um voicebot pode fazer vários, ao mesmo tempo. Assim, você reduz custos com pessoal, enquanto torna mais estratégicos cada um dos seus colaboradores.

 

Porque o seu atendimento pode ser mais ágil

 

Com uma comunicação direta e objetiva, o voicebot tira dúvidas e soluciona problemas mais simples com agilidade e eficiência, como os clientes querem, e merecem ser atendidos.

 

Porque você pode atender mais

 

Os voicebots não precisam de internet para serem utilizados, e podem funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante o ano todo. Em fins de semana, feriados e até nas férias coletivas da sua empresa, o voicebot estará lá, pronto para atender os seus clientes.

 

Porque você pode personalizar o atendimento

 

Você pode personalizar a mensagem, inclusive com sotaques diferentes, para que seus clientes se sintam únicos. A partir de uma análise de dados profunda, você consegue identificar os desejos e necessidades do cliente e assim oferecer os produtos e serviços mais relevantes, aumentando as chances de venda.

 

Porque seu atendimento pode ser mais inclusivo

 

Os voicebots permitem o atendimento de pessoas com deficiência visual, para que as empresas se tornem mais inclusivas, aumentando seu senso de responsabilidade social, melhorando a imagem do negócio.

 

Porque você deseja reter e fidelizar clientes

 

Segundo levantamento da Frost & Sullivan com a NICE Latin America, conquistar um cliente pode ser até 25 vezes mais caro do que mantê-lo.

E para aumentar a sua retenção e fidelização, os voicebots têm a capacidade de identificar o comportamento do cliente e medir a sua satisfação, gerando oportunidades como novas vendas e renovações de contratos.

 

Porque você busca ser mais produtivo

 

Os voicebots resolvem os problemas mais simples para que a sua equipe de atendimento se concentre em questões mais complexas. Assim, seus profissionais conseguem atender mais e melhor.

 

Porque você quer dados padronizados

 

Além das estatísticas mais comuns (tais como quantidade de ligações recebidas, as chamadas perdidas, horários de pico e outras), alguns dados importantes que os voicebots podem gerar (de forma padronizada) são os pontos exatos de atrito no passo-a-passo do processo de atendimento.

É isso! Será que convencemos você sobre a importância dos voicebots para o atendimento ao cliente? Esperamos que sim! Invista nesses bots de atendimento para otimizar seus processos e melhorar seus resultados.

 

Agradecemos a leitura. Até a próxima!

Leia também: Machine Learning x Linguistic Learning: Saiba como se complementam.

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