Algumas empresas, atentas às mudanças no comportamento do consumidor, estão deixando de lado o modelo tradicional de atendimento ao clien...
Leia MaisChatbots: em quais plataformas eles podem operar?
12/08/2021
O conceito de chatbot
O chatbot é um bot de atendimento capaz de realizar interações e conversas humanas através de mensagens de texto, de forma automatizada, podendo ser integrado a plataformas de chat humano, CRM e sistemas legados.
Otimizar o atendimento ao cliente com chatbots não é uma tendência passageira. Alexa, Siri e Cortana são exemplos de Inteligências Artificiais que facilitam a vida de seus usuários.
Os chatbots solucionam atendimentos mais simples e enviam para os atendentes somente os casos mais complexos ou de alto valor agregado. Isso reduz custos, agiliza as filas e otimiza o tempo dos atendentes e, principalmente, dos clientes.
As plataformas em que os chatbots podem operar
Confira as principais plataformas em que os chatbots podem operar e automatizar o atendimento ao cliente do seu negócio.
Website
Atualmente, uma empresa que não tem um website, praticamente não existe. Isso porque quando o consumidor deseja adquirir um produto ou serviço, ele procura na internet.
Como citamos no início deste artigo, o e-commerce cresce a cada dia e, com um chatbot, as empresas podem conversar, tirar dúvidas, solucionar problemas e até vender online, de forma automatizada.
Aplicativo
Hoje em dia, muitas empresas nascem como aplicativos, enquanto outras os desenvolvem ao longo do tempo. Oferecer um app próprio é um atrativo interessante para seus clientes, e quando essa ferramenta entrega um atendimento rápido e eficiente, o seu negócio consegue reter e fidelizar mais clientes.
Facebook Messenger
Muitos clientes procuram as redes sociais para falar com as empresas, e o Facebook é uma das mais acessadas. O chat para Facebook Messenger oferece menus para agilizar o atendimento ao cliente, facilitando o acesso do consumidor à informação e otimizando o trabalho dos atendentes humanos.
O WhatsApp é o aplicativo mais popular entre os brasileiros, segundo estudo feito pelo site Mobile Time em parceria com a Opinion Box. Ao longo do dia, o app é o mais utilizado pelos tupiniquins, e as empresas estão se aproveitando disso.
Com um chatbot para WhatsApp, as empresas podem oferecer um atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, e melhorar seu relacionamento com o cliente bem como suas vendas.
Telegram, Slack e Teams
O chatbot para Telegram, Slack e Teams pode ser usado também como uma ferramenta profissional, para avisos internos e melhorar a comunicação do seu time, seja em nível regional, nacional ou global.
Como você acompanhou ao longo do texto, os chatbots podem ser integrados a praticamente todas as plataformas de chats, automatizando o seu atendimento ao cliente e diminuindo a sobrecarga dos seus atendentes humanos.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Nos vemos em breve!
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