" /> Chatbots: em quais plataformas eles podem operar? - BlueLab | Automação de Atendimento | Chatbot e Voicebot Chatbots: em quais plataformas eles podem operar?

Chatbots: em quais plataformas eles podem operar?

12/08/2021

O conceito de chatbot

O chatbot é um bot de atendimento capaz de realizar interações e conversas humanas através de mensagens de texto, de forma automatizada, podendo ser integrado a plataformas de chat humano, CRM e sistemas legados.

Otimizar o atendimento ao cliente com chatbots não é uma tendência passageira. Alexa, Siri e Cortana são exemplos de Inteligências Artificiais que facilitam a vida de seus usuários.

Os chatbots solucionam atendimentos mais simples e enviam para os atendentes somente os casos mais complexos ou de alto valor agregado. Isso reduz custos, agiliza as filas e otimiza o tempo dos atendentes e, principalmente, dos clientes.

 

As plataformas em que os chatbots podem operar

 

Confira as principais plataformas em que os chatbots podem operar e automatizar o atendimento ao cliente do seu negócio.

Website

Atualmente, uma empresa que não tem um website, praticamente não existe. Isso porque quando o consumidor deseja adquirir um produto ou serviço, ele procura na internet.

Como citamos no início deste artigo, o e-commerce cresce a cada dia e, com um chatbot, as empresas podem conversar, tirar dúvidas, solucionar problemas e até vender online, de forma automatizada.

 

Aplicativo 

Hoje em dia, muitas empresas nascem como aplicativos, enquanto outras os desenvolvem ao longo do tempo. Oferecer um app próprio é um atrativo interessante para seus clientes, e quando essa ferramenta entrega um atendimento rápido e eficiente, o seu negócio consegue reter e fidelizar mais clientes.

 

Facebook Messenger

Muitos clientes procuram as redes sociais para falar com as empresas, e o Facebook é uma das mais acessadas. O chat para Facebook Messenger oferece menus para agilizar o atendimento ao cliente, facilitando o acesso do consumidor à informação e otimizando o trabalho dos atendentes humanos.

 

WhatsApp 

O WhatsApp é o aplicativo mais popular entre os brasileiros, segundo estudo feito pelo site Mobile Time em parceria com a Opinion Box. Ao longo do dia, o app é o mais utilizado pelos tupiniquins, e as empresas estão se aproveitando disso.

Com um chatbot para WhatsApp, as empresas podem oferecer um atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, e melhorar seu relacionamento com o cliente bem como suas vendas.

 

Telegram, Slack e Teams 

O chatbot para Telegram, Slack e Teams pode ser usado também como uma ferramenta profissional, para avisos internos e melhorar a comunicação do seu time, seja em nível regional, nacional ou global.

Como você acompanhou ao longo do texto, os chatbots podem ser integrados a praticamente todas as plataformas de chats, automatizando o seu atendimento ao cliente e diminuindo a sobrecarga dos seus atendentes humanos.

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Nos vemos em breve!

 

Leia também: Criar bots é facil – escalá-los é outra questão.

 

 

Posts relacionados

Saiba tudo sobre NLP (Processamento de Linguagem Natural)

O consumidor atual é cada vez mais exigente e imediatista. Daí, um bot conversacional que não entende o usuário acaba tra...

Leia Mais

Customer Experience (CX): saiba TUDO sobre.

Customer Experience (CX), ou Experiência do Cliente, em português, pode ser considerado um dos termos “da moda” dentro ...

Leia Mais

Quais as novas profissões relacionadas aos bots?

Em 2020, o mercado de bots foi avaliado em US$ 17,1 bilhões, com previsão de chegar aos US$ 102,2 bilhões em 2026, segundo...

Leia Mais