Chatbot para WhatsApp: saiba tudo sobre

29/10/2021

Se a sua empresa, em pleno 2021, ainda não utiliza um chatbot para WhatsApp, podemos garantir que ela está deixando de reduzir custos e também perdendo diversas oportunidades de negócio.

Isso porque o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do mundo, sendo uma unanimidade entre os usuários de smartphones.

Segundo o próprio WhatsApp, 2 bilhões de pessoas utilizam o app diariamente. Aproximadamente 100 bilhões de mensagens são trocadas pelo aplicativo, todos os dias. E no Brasil, 99% dos smartphones têm o mensageiro instalado.

Com design simples e interface intuitiva, o WhatsApp permite enviar e responder mensagens com rapidez, compartilhar imagens, vídeos e áudios, além de fazer ligações de áudio e chamadas de vídeo.

Até 2018, esses recursos estavam disponíveis, na teoria, apenas para usuários. Porém, no ano em questão, foi lançado o WhatsApp Business, uma versão exclusiva para empresas.

E além do WhatsApp Business, foi criado também o WhatsApp Business API que, como o nome sugere, oferece uma API para a automatização de conversas entre bots e seres humanos.

Neste artigo, você vai saber o que é chatbot para WhatsApp, porque utilizá-lo, como funciona o WhatsApp Business, exemplos de uso e como criar o seu bot de atendimento dentro do mensageiro.

 

O que é chatbot para WhatsApp?

 

O chatbot é um robô conversacional capaz de realizar interações e conversas com humanos através de mensagens de texto, de forma automatizada.

Através de APIs, esses robôs de atendimento podem ser integrados a websites, chats de e-commerces, CRMs e plataformas de comunicação como o WhatsApp, por exemplo.

 

Por que utilizá-lo?

 

Os chatbots costumam solucionar questões mais simples, enviando para os atendentes somente os casos mais complexos ou críticos, ou seja, que precisam de um olhar humano.

Assim, os chatbots liberam o tempo das equipes de atendimento, para que elas possam se concentrar em atividades mais estratégicas, que gerem mais valor ao negócio.

Isso ajuda as empresas a reduzirem custos com pessoal, aumentando a produtividade dos funcionários bem como a satisfação do cliente, que consegue tirar suas dúvidas e resolver seus problemas com mais rapidez.

Um chatbot para WhatsApp permite também um maior alcance da marca para que as empresas reforcem sua presença digital no aplicativo preferido dos consumidores e clientes.

Sem falar que, com um chatbot para WhatsApp, as empresas conseguem responder seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo que seja aquela mensagem do tipo: “Em breve, retornaremos seu contato.”

Antes do WhatsApp Business, as empresas já utilizavam o aplicativo, mas a nova versão veio para profissionalizar a troca de mensagens entre negócios e pessoas.

 

Como funciona o WhatsApp Business?

 

Para empresas, existem o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API. Apesar de semelhantes, eles apresentam particularidades que você precisa conhecer para tomar a melhor decisão para o seu negócio.

 

WhatsApp Business

 

O WhatsApp Business permite a criação de um perfil empresarial com informações como endereço, e-mail, website, horário de funcionamento, entre outras, além de um selo de verificação de autenticidade exclusivo da ferramenta.

É possível também criar respostas automáticas, em casos onde o cliente manda mensagem fora do horário de funcionamento, além de outras respostas pré-definidas para perguntas frequentes.

Além disso, é possível marcar conversas ou contatos com etiquetas para facilitar a organização e ainda visualizar informações sobre número de mensagens enviadas, entregues e lidas.

Todos esses são recursos interessantes, caso o seu negócio não tenha um alto volume de atendimentos e não precise de chatbots.

Agora, se a sua empresa recebe uma grande quantidade de mensagens, todos os dias, sobre temas que vão além do horário de funcionamento, contas em aberto e outras questões simples, a melhor opção é o WhatsApp Business API.

 

WhatsApp Business API

 

Esta versão tem todos os recursos da primeira mencionada, porém, com o diferencial de permitir a integração de uma API à conta de WhatsApp da empresa.

Com a possibilidade de integração de uma API conversacional, as empresas podem automatizar conversas mais complexas.

Assim, o chatbot pode ser programado para tirar dúvidas de clientes, enviar documentos como boletos de cobrança e realizar interações mais complexas.

Além disso, com o WhatsApp Business API, as empresas conseguem incluir os atendentes humanos no processo, quando os chatbots não são capazes de resolver o problema do cliente.

 

Quais as melhores práticas?

 

O WhatsApp não permite que as empresas utilizem chatbot para venda direta. Ao invés disso, a empresa incentiva as organizações a usarem esse recurso para interações com o cliente.

 

Pós-venda: você pode tirar dúvidas sobre produtos e/ou serviços vendidos, enviar dicas e também informar sobre o andamento do pedido, situação e previsão de entrega, e também realizar pesquisas de satisfação.

 

Qualificação de leads: você também pode criar um fluxo conversacional para identificar desejos e necessidades de seus clientes, além de conseguir oferecer produtos e/ou serviços que possam ser relevantes para eles.

 

Orientações e instruções: mostre-se disponível para orientar e instruir seus clientes sobre como eles podem tirar o melhor proveito de suas soluções, com dicas e exemplos de uso de outros clientes, por exemplo.

 

Divulgação de conteúdo: eduque seu cliente e o mantenha informado sobre o objetivo e os diferenciais do seu negócio para manter as expectativas sempre alinhadas.

 

Como criar o seu chatbot para WhatsApp?

 

Para pequenas empresas, o WhatsApp Business é uma opção viável que atende demandas de atendimento não tão altas. Agora, para médias e grandes empresas, o WhatsApp Business API é a melhor alternativa.

Caso você se encaixe no segundo caso, o ideal é procurar uma empresa especializada que simplifique a integração da sua API ao WhatsApp Business.

Isso porque esses fornecedores podem conseguir a sua aprovação e implantar o seu chatbot com mais agilidade.

Assim, você não precisa se preocupar com a parte burocrática relacionada a documentações e nem com a parte técnica, que fica sob total responsabilidade da empresa fornecedora.

 

Agradecemos pela leitura. Até a próxima!

Leia também: Saiba tudo sobre First Call Resolution (FCR) 

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