Saiba como aumentar a satisfação do cliente no seu negócio

24/09/2021

Hoje em dia, os clientes têm cada vez mais opções na hora de comprar um determinado produto ou serviço. E esses mesmos clientes, exigentes e imediatistas como nunca, procuram o produto ou serviço mais performático e barato, assim como a melhor experiência do cliente possível.

E essa experiência envolve todas as etapas da jornada do cliente, englobando antes, durante e depois da venda ou de um simples contato do consumidor através do site da empresa, por exemplo.

O caminho começa quando o consumidor conhece a sua marca, conversa com um de seus atendentes (ou bots) pelo site, finaliza uma compra e até depois disso, quando o suporte entra em ação.

Neste cenário, as empresas precisam investir em pessoas e também em soluções tecnológicas para aumentar a satisfação do cliente, cada vez mais crítico em relação às marcas.

Mas, antes das dicas de como ter clientes mais satisfeitos, saiba como medir o seu atual índice de satisfação para comparar os resultados.

 

Como medir a satisfação do cliente?

 

O Net Promoter Score (NPS) é, sem dúvidas, a melhor, mais simples e eficiente métrica para medir a satisfação do cliente, e se resume a uma única pergunta: “Em uma escala de 1 a 10, o quanto você nos indicaria a um amigo ou familiar?”

Notas de 0 a 6 são detratores, clientes insatisfeitos, de 7 a 8, neutros, clientes satisfeitos mas não dispostos a elogios, enquanto de 9 a 10 são promotores, clientes fiéis que vão disseminar seus produtos ou serviços.

 

Como aumentar a satisfação do cliente?

Agora que você já sabe porque medir a satisfação, confira dicas de como ter clientes mais felizes com a sua marca.

Coloque o cliente no centro

Primeiro, conheça seu cliente. Depois, eduque-o para que ele entenda o propósito e o valor de seus produtos ou serviços. E então, coloque o seu cliente no centro, melhore sua experiência, reconheça a sua importância, crie promoções, ofertas e descontos e assim faça com que ele se sinta valorizado.

 

Otimize o seu atendimento

É importante investir em um atendimento omnichannel mas, além de estar presente em vários canais, é preciso integrar todas as suas plataformas de comunicação e treinar a sua equipe de atendimento para que ela possa oferecer o melhor suporte.

 

Facilite o acesso ao seu produto

É essencial diminuir, ao máximo, o esforço que o seu cliente precisa fazer para conversar com o seu negócio, tirar dúvidas, resolver problemas e claro, comprar seus produtos ou serviços. As opções são infinitas, portanto, facilitar o acesso do cliente a sua empresa é essencial para evitar que ele recorra à concorrência.

 

Resolva as demandas com agilidade

Com chatbots, por exemplo, as empresas conseguem resolver questões simples com mais rapidez, sem a necessidade de intervenção humana. Todo negócio tem problemas menos complexos, como perguntas frequentes que costumam ser feitas pelos clientes e, com os chatbots, essas resoluções podem ser automatizadas.

 

Surpreenda seus clientes

Seja criativo e tente inovar em seu negócio, desde a criação das campanhas de marketing e divulgação e o atendimento até a oferta de produtos e serviços, e depois disso. Personalize suas ações e faça com que o seu cliente se sinta único, assim, você vai transformá-lo em um fã que vai propagar a sua marca, sem cobrar nada por isso. Busque sempre agir com empatia e respeito para conquistar cada vez mais clientes.

 

Invista no pós-venda

A jornada do cliente não acaba na venda, muito pelo contrário. Até porque, você acha melhor fazer apenas uma venda ou várias para o mesmo cliente? Depois de vender um produto ou serviço, peça o feedback do cliente sobre sua aquisição, sobre o atendimento e aproveite para oferecer vantagens em caso de novas compras. Um pós-venda proativo tem o poder de impulsionar seus resultados.

 

Aumente a satisfação do cliente com um chatbot

Um chatbot pode ser utilizado para tirar dúvidas de clientes e resolver questões simples, mas também pode ser usado para captar leads, personalizar o atendimento e melhorar a experiência do cliente.

Um chatbot é capaz de coletar dados e, a partir dessas informações, oferecer produtos e/ou serviços mais relevantes aos prospects, aumentando as chances de captação de leads e conversões em vendas.

Com o histórico de produtos buscados por um determinado consumidor, o chatbot consegue personalizar sua comunicação, sendo uma importante ferramenta para estratégias de marketing e vendas.

Agilizando o atendimento, o chatbot ainda melhora a experiência do cliente, que consegue o que precisa com mais rapidez e menos esforço.

 

O chatbot para CRM

 

Ao invés de contar com vários atendentes para alimentar o CRM do seu negócio, você pode investir em um chatbot que, sozinho, pode fazer o trabalho de uma equipe inteira.

A diferença é que um chatbot pode atender centenas e até milhares de clientes simultaneamente, de forma automatizada e personalizada, ao mesmo tempo, estando disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Enquanto o seu chatbot coleta e armazena dados, os seus colaboradores podem se concentrar em atividades mais estratégicas que exigem discernimento e tomada de decisão, habilidades exclusivamente humanas.

 

O chatbot para WhatsApp

 

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do mundo, sendo uma unanimidade entre os usuários de smartphones.

Segundo o próprio WhatsApp, 2 bilhões de pessoas utilizam o app diariamente.

100 bilhões de mensagens são trocadas pelo aplicativo, todos os dias. E no Brasil, 99% dos smartphones têm o mensageiro instalado.

Com o WhatsApp Business, por exemplo, o seu chatbot pode ser programado para tirar dúvidas de clientes, enviar documentos como boletos de cobrança e realizar interações mais complexas.

 

O chatbot proativo

 

Um chatbot proativo serve para orientar e instruir seus clientes sobre como eles podem tirar o melhor proveito de suas soluções, com dicas e exemplos de uso de outros clientes, por exemplo.

Você pode ainda educar seu cliente e o manter informado sobre o objetivo e os diferenciais do seu negócio para manter as expectativas sempre alinhadas.

É isso! O que achou do nosso artigo sobre satisfação do cliente? Esperamos que, com essas dicas, você consiga agradar seus clientes, aumentando suas vendas bem como a lucratividade do seu negócio.

Agradecemos pela leitura . Até a próxima!

Leia também: Saiba tudo sobre NLP (Processamento de linguagem Natural)

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