" /> 10 vantagens do voicebot para o seu negócio - BlueLab | Automação de Atendimento | Chatbot e Voicebot 10 vantagens do voicebot para o seu negócio

10 vantagens do voicebot para o seu negócio

05/07/2021

Muito provavelmente, você já recebeu uma ligação telefônica de um voicebot.

As empresas, em busca de oferecer a melhor Experiência do Cliente, estão investindo cada vez mais em tecnologias que possam automatizar o atendimento, sem deixar de oferecer um serviço de qualidade.

Assim como os chatbots, os voicebots são capazes de interagir com os clientes, tirando dúvidas, solucionando problemas e compartilhando informações solicitadas pelos usuários.

Porém, com os voicebots, essas conversas não acontecem por mensagem, mas sim por voz, o que torna o diálogo ainda mais acelerado e aberto.

Neste artigo, você vai saber o que é, exemplos de uso, como funciona e quais as principais vantagens de um voicebot para empresas que decidem investir nessa solução inovadora. Aproveite a leitura!

 

O que é voicebot?

Por vezes, o voicebot é confundido com softwares antigos com menus sequenciais intermináveis, que exigem que o cliente digite a opção desejada.

Na verdade, os voicebots são assistentes virtuais que, a partir de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Linguística Computacional, são capazes de realizar interações complexas com os clientes por voz.

Através da IA, os voicebots conseguem aprender com os clientes a realizar interações de alto nível e com fluidez, evitando, ao máximo, a necessidade de participação de consultores da empresa.

A principal finalidade do desenvolvimento de um voicebot é automatizar tarefas simples, repetitivas e previsíveis. Assim, os atendentes humanos são liberados para atividades que exigem discernimento, persuasão ou aconselhamento, ou seja, habilidades exclusivamente humanas.

Os voicebots, assim como os chatbots, podem ser empregados durante toda a jornada de compra do cliente.

 

Quais os exemplos de uso?

Como citamos acima, os voicebots podem ser utilizados em toda a jornada do cliente. Confira alguns casos de uso:

  • Ações de pré-venda
  • Ações de pós-venda
  • Localização do cliente
  • Divulgação de ofertas
  • Divulgação de comunicados
  • Realização de cobranças
  • Realização de acordos
  • Solução de dúvidas
  • Avaliação de propostas
  • Entre outros

Além disso, os voicebots podem ser personalizados, de acordo com as necessidades de cada empresa, Portanto, as possibilidades são infinitas.

 

Como funciona?

Para ouvir, entender e executar tarefas predefinidas a partir da voz do cliente, os voicebots são desenvolvidos com uma série de recursos, que variam de empresa para empresa.

Cada fornecedor de voicebot, como a BlueLab, por exemplo, tem suas próprias metodologias e tecnologias. Porém, o recurso Automatic Speech Recognition (ASR), ou motor de reconhecimento de voz, é comum entre todos eles.

Esse sistema transcreve a voz em texto e, para funcionar corretamente, precisa de informações completas sobre o idioma falado e sobre o contexto da interação. Para isso, o ideal é criar um documento como se fosse um dicionário da empresa, além de um arquivo com todas as possíveis perguntas e respostas dos clientes.

O motor semântico é outro recurso essencial em um voicebot. Ele faz com que o bot de atendimento entenda o sentido das palavras ditas. A integração do voicebot com a URA da empresa também é essencial para um voicebot eficiente, além de dashboards para controle e alarmes específicos.

 

10 vantagens do voicebot para as empresas

Agora que você já sabe o que é voicebot e como ele funciona, conheça as vantagens para as empresas!

  1. Produtividade: os voicebots resolvem os problemas mais simples para que a sua equipe de atendimento se concentre em questões mais complexas. Assim, seus profissionais conseguem atender mais e melhor.

 

  1. Redução de custos: com os voicebots, você não precisa de um grande time de atendimento. Enquanto um ser humano faz um atendimento por vez, um voicebot pode fazer vários, ao mesmo tempo.

 

  1. Aproximação com o cliente: o voicebot oferece um atendimento automático, mas humanizado ao mesmo tempo, com linhas e fluxos conversacionais naturais que geram empatia para um relacionamento com o cliente mais próximo.

 

  1. Personalização do atendimento: você pode personalizar a mensagem, inclusive com sotaques diferentes, para que seus clientes se sintam únicos.

 

  1. Atendimento ágil e eficiente: com uma comunicação direta e objetiva, o voicebot tira dúvidas e soluciona problemas com agilidade e eficiência, como os clientes querem, e merecem ser atendidos.

 

  1. Retenção e fidelização: os voicebots identificam o comportamento do cliente e conseguem medir a sua satisfação, gerando oportunidades de negócio para as empresas como novas vendas e renovações de contratos.

 

  1. Identificação de falhas: as ligações são constantemente analisadas para melhorar cada vez mais a experiência do cliente. Alguns pontos observados são demora para a resposta, tempo de silêncio, entre outros.

 

  1. Métricas de atendimento: alguns dados importantes que os voicebots podem gerar são a quantidade de ligações recebidas, as chamadas perdidas, horários de pico e outros que podem ajudar inclusive o Marketing da empresa.

 

  1. Atendimento 24 horas: os voicebots não precisam de internet para serem utilizados, e podem funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

  1. Atendimento inclusivo: os voicebots permitem o atendimento de pessoas com deficiência visual, para que as empresas se tornem mais inclusivas.

 

É isso! Chegamos ao fim deste artigo e esperamos que, agora, você esteja convencido sobre as vantagens do voicebot para o seu negócio.

Agradecemos sua leitura. Até a próxima!

 

Leia também: O que é bot? Como esses robôs funcionam?

 

Posts relacionados

Bots de Atendimento: Por que adicionar um voicebot ao seu negócio?

Bom, motivos não faltam. Mas, antes deles, vamos apresentar alguns números reveladores sobre a preferência dos clientes e ...

Leia Mais

Machine Learning x Linguistic Learning: saiba como se complementam

Com o avanço da tecnologia, as empresas estão atentas às novidades para iniciar ou impulsionar suas estratégias de transf...

Leia Mais

Saiba como aumentar a satisfação do cliente no seu negócio

Hoje em dia, os clientes têm cada vez mais opções na hora de comprar um determinado produto ou serviço. E esses mesmos cl...

Leia Mais